MOLDURAS DO PAGO

MOLDURAS DO PAGO.

Roteiro:
Formato e seleção de poemas: Élvio Vargas ( site: http://assisbrasil.org/joao/elvio.htm   www.arl.or.br
Fonte de pesquisa: A Palavra Escrita em Alegrete-                                                            1845.1995- Organizado por EV, Zezinho
Quiroga,Marlene Feijó e outros.
Apresentação: Virgínia do Rosário
Edição c/ Patrocínio da PM- Gestão- Dr. Nilo S. Gonçalves

Demétrio Xavier- Músico, pesquisador do FOLCLORE PLATINO…um ensaísta ainda inédito.Integrante do CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA.Idealizador e apresentador do programa ” Cantos do Sul da Terra”(FM.Cultura-107.7) detentor de altíssima audiência.Poeta homenageado: João da Cunha Vargas.Livro: Deixando o Pago-Edição Habitasul. Ano-1981.

Alcy Cheuiche – Récita sobre POETAS DO ALEGRETE …finalizando com o poema ” CUSCO” de sua autoria  ( http:// assisbrasil.org/joao/cheuiche.htm www.arl.org.br)

Poetas: José de Freitas Valle.Pseudônimo- Jacques D”avray. Nascido em Alegrete no ano de 1870. Irmão do Manoel de Freitas Valle, residente eterno na sua VINTAGE indumentária de bronze no Centro da Praça Getúlio Vargas.
– praça mais antiga de nossa querida PÁTRIA-
Vate simbolista que viveu, lecionou e tinha preferência por escrever seus SONETOS em francês e receber amigos e poetas na residência paulista onde findou seus dias…Livros: L”élu e Tragipoemas.

Juca Ruivo- Um dos grandes POETAS REGIONALISTAS GAÚCHO (revolucionário em 1923)…viveu por alguns anos no Alegrete.Livro: Tradição.

– Carlos Alberto Eggres de Menezes- Alegrete.1947.1984.Livro Póstumo: Retorno da Fênix.” Naná Menezes” .
– Hélio Ricciardi dos Santos- Alegrete, 18 de agosto de 1926.
Poeta e múltiplo homem.Um dos diretores do jornal ” A Gazeta de Alegrete”,  missão que exerceu durante anos com o Jornalista “Samuel Marques da Silva+”.  Ainda assina a sua coluna naquele CENTENÁRIO JORNAL, um  dos  mais  antigos do país em circulação, hoje dirigido pela Lília C. Ricciardi.  Livro: Diário de um poeta de aldeia.Edição IEL-1992-. Apresentação:Sergio Faraco  Recentemente completou 88 anos…ao lado de sua musa e amada Therezinha   Chaiben Ricciardi. – Cyro Soares Leães.Alegrete.1912.1967.   Humanitário e dedicado médico. Poeta e profundo conhecedor de outros, através de incansáveis leituras que o tornaram um curador para os que declaravam-se candidatos à poeta. Muitos encerraram suas campanhas, após a entrevista…

Livro: Coisas Que a Gente Diz.!969- Edição- Cadernos do Extremo Sul. Apresentação: Mário Quintana.
– Récita de CRIS MACEDO. Poeta, contista, tradutora.Ocupa uma cadeira na
Academia Literária Feminina- RS.Idealizadora e apresentadora do ” Sarau  da Zona Sul”. Têm textos publicados em várias antologias.

Poetisas:
– Irene Sbrissa- Alegrete.1927.1991.
Escrevia e publicava seus poemas no jornal ” A Gazeta de Alegrete”.   Livro no prelo: Prelúdios.
– Virgínia do Rosário.Alegrete.
Professora e Mestra em Literatura, mora em Alegrete e ainda leciona.   Lançou em junho de 2014, durante a nossa FEIRA DO LIVRO,   NOITES DE ARCO-ÍRIS…seu primeiro livro de poesias.
– Uma rara e bela poesia que até então era mantida inédita-   Seus poemas foram premiados em vários concursos.

Esta entrada foi publicada em acervo. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.